Mêda recebeu iniciativa "Roteiro Cidadania em Portugal"

roteiro da cidadania 6

O “Roteiro Cidadania em Portugal”, iniciativa que está a percorrer o país com a realização de ações subordinadas aos temas da igualdade de género e territórios sustentáveis, visitou a sede do concelho.

Este Roteiro visa desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação. EUma equipa de animação e comunicação e uma carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, apoiam a dinamização de atividades propostas por parcerias locais e põem o país a pensar e a agir sobre as desigualdades, as discriminações e as violências que ainda persistem.

Esta iniciativa iniciou-se, pela manhã em frente ao Tribunal, com uma ação de rua com a temática “Educação para a Cidadania”. Seguidamente, foi a vez do Agrupamento de Escolas do Concelho de Mêda receber a equipa para se assistir a uma sessão participativa entre os alunos, onde foram trabalhadas temáticas como a educação para a cidadania e igualdade de género. Na parte da tarde, a Academia Sénior de Mêda, na Casa Municipal da Cultura , debateu questões relacionadas com a cidadania e Saúde e Qualidade de Vida.

Este projeto tem os seguintes objetivos:

• PARAR para dialogar e partilhar informação e conhecimento acerca da Cidadania e Igualdade.
  • PENSAR, conjuntamente com as comunidades e as redes locais de parceria, estratégias de territorialização de políticas públicas.
  • AGIR em prol da Cidadania e Igualdade, impulsionando todos/as os/as agentes de desenvolvimento social e mobilizando os recursos adequados em cada contexto.

Para além do Município de Mêda, esta iniciativa contou com o apoio do CLDS 3G Mêda em Movimento, Raia Histórica, Academia Sénior, Agrupamento de Escolas do Concelho de Mêda e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mêda.

[gap height=”20″]

Galeria de Fotografias