Jorge Patrão

Jorge Patrão, Presidente Turismo Serra da Estrela visitou Termas de Longroiva Presidente do Turismo da Serra da Estrela inicia actividade com visita ao concelho de Mêda

O concelho de Mêda foi o primeiro destino que o recém eleito presidente do Turismo Serra da Estrela (que sucede à extinta Região de Turismo da Serra da Estrela) Jorge Patrão, efectuou naquele cargo, precisamente a um concelho que se transferiu da Região de Turismo Douro –Sul para a Serra da Estrela.

O Presidente do Município, João Mourato, que recebeu aquele responsável acompanhado pelo Vereador Paulo Amaral, “sublinhou que o Turismo é um sector importante para o desenvolvimento regional e potenciador do aproveitamento dos recursos locais e regionais”.

Realçou então que esta primeira visita do responsável do TURISMO SERRA DA ESTRELA, que era acompanhado pelo vogal daquele organismos e industrial do Hotel de Turismo de Trancoso, Luis Pedro Cerveira, revestiu-se de “pragmatismo e de grande significado nas aspirações que o Município tem e deposita no Turismo como um vector gerador de riqueza, em todas as suas vertentes”.

João Mourato, Presidente do Município de Mêda, justificou por seu turno que a adesão ao TURISMO SERRA DA ESTRELA, do seu concelho, “que está intimamente ligado ao Douro a que nunca deixará de pertencer por razões culturais, sociais e económicas,  se deve essencialmente a uma questão de pragmatismo até porque o Douro pode ser também considerada como uma porta importante de acesso à Serra da Estrela”.

“Queremos potenciar aquilo que possuímos de bom, fomentar actividades, realizar iniciativas, divulgar as nossas riquezas patrimoniais e paisagísticas, mas também as manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais de Longroiva, Marialva, Casteição, Ranhados e Aveloso, o artesanato e as gentes medenses “, disse.

Por seu turno, Jorge Patrão, Presidente do TURISMO SERRA DA ESTRELA afirmou que “o Douro em que se integra parcialmente o concelho de Mêda e a Serra da Estrela, são verdadeiras referências turísticas, económicas e sociais e as duas grandes marcas turísticas do interior de Portugal que em muito podem contribuir para o desenvolvimento e criação de riqueza”, afirmou Jorge Patrão.

Jorge Patrão esteve em Longroiva onde visitou o complexo da Estância Termal daquela antiga vila medieval, acompanhado pelo o Presidente da Câmara, João Mourato e pelo presidente da Empresa Municipal das Águas de Longroiva, Paulo Amaral.

Trata-se de um edifício cuja construção foi apoiada pela Acção Integrada de Base Territorial do Vale do Côa (AIBT), onde foram investidos cerca de cinco milhões de euros e cuja inauguração está prevista a curto prazo, equipado com as diversas valências de tratamento termal.

O Presidente do TURISMO SERRA DA ESTRELA defendeu então que o aproveitamento dos recursos locais e patrimoniais na área do turismo “ podem constitui um elemento importante de fixação das populações e fomentar o crescimento sócio-económico, de uma forma integrada”.

O Termalismo é uma das vertentes que acentuou como tendo grandes potencialidades de desenvolvimento, não deixando contudo de frisar a necessidade de “serem rentabilizadas através da cativação de gente, onde a animação é também um dos factores a ter em conta”.

Jorge Patrão observou que o concelho de Mêda possui na sua área importantes núcleos históricos, designadamente Marialva, Mêda, Casteição e Ranhados, antigas vilas medievais, mas também sítios arqueológicos e a viticultura “de qualidade” que está em desenvolvimento.

Mêda, 9 de janeiro de 2009