II Feira da Saúde e Bem-Estar

2 semana da saude e bem estar 64

Entre os dias 7 a 9 de abril a Mêda recebeu a II Feira da Saúde e Bem-Estar. Este evento resultou da organização conjunta entre o Município de Mêda, Academia Sénior, Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, Agrupamento de Escolas do Concelho de Mêda, CLDS 3G – Mêda em Movimento, Bombeiros Voluntários de Mêda, Centro de Saúde de Mêda, Associação de Diabéticos do Distrito da Guarda, CPCJ de Mêda e Associação de Pais / Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Mêda.

A “alimentação saudável” teve um papel de destaque no primeiro dia onde houve lugar a uma de demonstração de “cozinha ao vivo” com o Chef Vitor Almeida e a um workshop de cozinha vegetariana. Durante o dia, nos restaurantes aderentes decorreu o I Concurso Gastronómico “Mêda com Sabor” com pratos vegetarianos a concurso. O desafio foi lançado pelo município e foi aceite por 4 estabelecimentos de restauração, consistindo na disponibilização de pelo menos um prato vegetariano neste primeiro dia do evento ao que responderam afirmativamente o restaurante Vale D’Aldeia, o restaurante O Morgado, a Pizaria M e o restaurante O Mercado. Para além da alimentação, com aulas de zumba e exercícios de Manutenção Física o exercício físico não foi esquecido. Os B.V. de Mêda deram algumas dicas de atuação em acidentes domésticos de forma a minimizar o risco e danos que possam surgir com más práticas nas “horas de pouca sorte”. O dia terminou com o I Encontro de Coros organizado pelo Centro de Formação Musical de Mêda e contou, para além do Orfeão de Mêda, com os grupos corais de Seia, Águeda e Guarda.

A manhã do 2º dia esteve reservada para o 1º Trail Bombeiros Voluntários de Mêda, tendo como objetivo a promoção da corrida pedestre na natureza em pleno concelho de Mêda. O evento foi constituído por um Trail de 25km, um Mini Trail de 17km e uma Caminhada de 9km. Paralelamente, nas instalações do CLDS, decorria uma sessão de meditação. À tarde neste dia dedicado à atividade física, na Nave de Exposições do Mercado Municipal houve lugar a uma demonstração culinária ao vivo alusiva ao tema da nutrição desportiva, exercícios de postural corporal e debate sobre doenças osteoarticulares. O grupo de cavaquinhos da Academia Sénior de Mêda e o Rancho Folclórico de Mêda protagonizarem os momentos musicais deste dia.

O tema do último dia foi dedicado ao “mundo animal” com temas dirigidos aos nossos animais de companhia, mais concretamente aos cães e gatos.

Em relação à programação dirigida para o público estudantil destacam-se as seguintes

• Terça-feira, dia 10 – Musicoterapia para alunos do 1º ciclo ; Yoga para crianças do pré-escolar; Caminhada e convívio na Barreira de IPSS’s do concelho
  • Quarta-feira, dia 11 – Risoterapia
  • Quinta-feira, dia 12 – Formação Suporte Básico de Vida Pediátrico