Diferentes gerações convivem e partilham vivências

No passado dia 28, sexta-feira teve lugar no pavilhão gimnodesportivo o I Encontro Intergeracional de Mêda. Participaram os alunos da Academia Sénior, utentes dos diversos Centros de Dia do concelho, dos Lares da Terceira Idade de Mêda e Coriscada e alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mêda.

Atividades lúdicas e desportivas promoveram o intercâmbio e convívio entre diferentes gerações. Desta forma é possível recuperar memórias e tradições antigas, através da passagem de testemunhos de sabedorias dos mais velhos para os mais novos, e combater estereótipos negativos associados à velhice, como por exemplo a ideia de que os idosos não servem para nada. Para além de promover o convívio com os mais jovens também se fomenta o convívio entre pessoas de diferentes zonas do concelho.

O presidente do município, Anselmo Sousa, saudou os responsáveis desta iniciativa pela ideia de juntar os mais novos com os mais velhos onde se partilharam histórias de vida e vivências. Numa altura em que cada vez se ouve falar de solidão na terceira idade, são atividades desta índole que servem para nos alertar sobre este novo flagelo das sociedades contemporâneas, onde muitas das vezes a solidão bate à porta do nosso vizinho do lado. Não nos podemos nem devemos ficar alheios a esta realidade.

A todos os que participaram o nosso muito obrigado.