Dia Mundial da Árvore

Iniciativas abrangeram vários pontos no Concelho

Câmara Municipal de Mêda, em associação com o Agrupamento de Escolas do Concelho de Mêda do 1º ciclo e pré-escolar, promoveu a plantação de diversas árvores em comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se celebrou no dia 21 de Março.

Pela manhã do dia 21, os alunos do Jardim de Infância, tiveram a oportunidade de observar e participar no processo de plantação de diversos tipos de árvores e plantas que foram plantados no jardim do Jardim de Infância. Paralelamente, as Educadoras de Infância iam explicando todo o processo, referindo alguns aspectos sobre as espécies a serem plantadas. Na parte de tarde foi a vez dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Secundário, participarem nesta actividade, contribuindo assim para o enriquecimento do espaço circundante do Centro Escolar do Concelho de Mêda. À semelhança do que aconteceu na parte de manhã também, estas turmas estavam acompanhadas dos seus docentes, que lhes transmitiam diversa informação útil e iam explicando todo o processo do que estava a acontecer.

Nestas actividades marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Armando Carneiro, e o Vereador Anselmo Sousa. O Presidente da Câmara Municipal referiu “…estamos cientes da importância da sensibilização, nas camadas mais jovens da sociedade sobre o papel fundamental das florestas. Por isso este ano, em conjunto com o Agrupamento de Escolas do Concelho de Mêda, decidimos dirigir esta acção aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e aos alunos do Jardim de Infância de Mêda, para que desenvolvem uma atitude ecológica mais activa e consciente.”

Paralelamente a esta actividade, aconteceu uma outra na Barreira, organizada pelo Gabinete de Apoio ao Munícipe – Planeamento Rural, com o apoio dos alunos do CEF – Jardinagem e Espaços Verdes da escola EB 2,3/S de Mêda, da Junta de Freguesia da Barreira e do Governo Civil da Guarda. Esta iniciativa consistiu na plantação de diversas árvores num espaço da aldeia da Barreira, junto do polidesportivo e da ribeira.