Dia da Criança na cidade de Mêda

“A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes”. – Oscar Wilde

Não foram as nuvens mais cinzentas que tiraram o brilho da felicidade e alegria às crianças do concelho de Mêda, neste dia em que se comemorou o “Dia Mundial da Criança”.

À semelhança dos últimos anos, o Município de Mêda, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mêda e com o Instituto Maria do Carmo Lacerda Faria (Patronato Meda), realizou um conjunto de atividades direcionadas para as crianças que frequentam o ensino Pré-Escolar e Básico do Concelho, como forma de assinalar esta efeméride.

A comemoração deste dia aconteceu esta terça-feira, com todas as crianças, a desfrutarem um dia diferente e recheado de animação, que começou pela manhã no Estádio Municipal – Dr. Augusto César de Carvalho, acolhendo mais de uma centena de crianças com várias atividades lúdicas e desportivas.

Estas atividades, envolveram o Canil/Gatil Municipal de Mêda, que tratou o tema “a adoção de animais de companhia”. Uma das atividades realizadas, envolvia a escolha de cada criança de um nome para um pequeno cachorro.

Além das entidades mencionadas, também participaram a Associação Distrital de Andebol da Guarda e a Associação dos Municípios da Cova da Beira que destacou o tema “As alterações climáticas”.

Para além de proporcionar um dia diferente, o Município ofereceu lembranças a todas as crianças que incluíram, entre outros mimos, um jogo didático, uma t-shirt alusiva ao tema referido “adoção animal”.

O edil do município, Dr. Anselmo Sousa, acompanhou os mais pequenos em algumas das várias atividades realizadas e avançou que: “este é o momento delas, das crianças e do seu imaginário, quando olhamos para os tempos que estamos a viver de grande privação, devido à pandemia e pensar que elas ficaram impedidas de conviver com os seus pares ao longo de muitos meses, é imperioso que as relações interpessoais voltem à normalidade para o saudável desenvolvimento das crianças. Assim, é importante criar condições que lhes permitam voltar a conviver e a aprender de forma adequada…”

O Presidente do Município agradeceu a toda a comunidade escolar que proporcionou às crianças do concelho um dia especial.

No período da tarde, as atividades realizadas envolveram os mais pequenos, as crianças do Pré-Escolar, do Jardim de Infância e do Patronato de Mêda. Estas atividades tiveram como promotor o CLDS de Mêda, que através da DIPLIX, proporcionou uma grande animação com “mascotes gigantes” que fizeram soltar sorrisos e grandes gargalhadas aos mais pequenotes.