Comemorações do V Centenário do Foral de Mêda

No passado sábado, dia 1 de junho, teve lugar na Casa Municipal da Cultura a cerimónia de abertura das Comemorações do V Centenário do Foral de Mêda.

Foi a 1 de junho de 1519, que D. Manuel I atribuiu o Foral para Mêda.

Celebrar esta data é determinante para a afirmação da autonomia do concelho, construída ao longo destes cinco séculos, como uma história e cultura muito própria.

Reviver o passado é estimular a memória e a identidade de ser medense, é dotar-nos de ferramentas no presente e prepararmos melhor o futuro.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Esteves, abriu a cerimónia salientando que, o município está a desenvolver um programa que decorrerá até dia 1 de junho de 2020, no qual se pretendem desenvolver várias atividades diversificadas, dirigidas a públicos diferenciados, seja de âmbito pedagógico, para a comunidade escolar, seja para o público em geral. Exposições, visitas guiadas, debates, encenações, colóquios, workshops, são algumas das atividades que se irão realizar ao longo do período de comemoração, tendo sempre por base várias vertentes da vida quotidiana do século XVI: politica, sociedade, arte, gastronomia, cultura entre outros.

De seguida foram apresentados os elementos que constituem a Comissão de Honra, pessoas oriundas do Concelho de Mêda, cujo interesse, conhecimento e envolvimento com este tema é fundamental para o aprofundamento da herança social, histórica e cultural e para a sua divulgação junto da comunidade em que se inserem.

As diversas intervenções focaram-se na análise histórica desta efeméride, mas também em profundas reflexões sobre os desafios que o território terá de enfrentar no futuro.

O Presidente da Câmara Municipal, Anselmo Sousa acrescentou ainda que reunir as forças vivas da nossa comunidade nestas comemorações é para nós fundamental e o objetivo primordial deste programa. Associações, escolas, instituições, comunidade em geral, são todos bem-vindos a participar.

Após a cerimónia de abertura, na Casa Municipal da Cultura, foi inaugurada a Exposição do V Centenário do Foral de Mêda, na qual se pretende dar a conhecer o contexto de produção do foral, o seu conteúdo e exposição do mesmo, estará patente até dia 1 de junho de 2020, no Arquivo Municipal.

O dia terminou com um Concerto de Quarteto de Cordas, que teve lugar na praça 12 de novembro, que levou os espectadores numa viagem pelos últimos 500 anos da história da música, num evento que contou com a colaboração do Centro de Formação Musical de Mêda.

Galeria de Fotografias