Radar Social
O Município de Mêda, iniciou, em outubro de 2024, um novo projeto de intervenção social, no seguimento da aprovação da candidatura no âmbito do investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na tipologia Radar Social – Criação de Equipa para Projeto Piloto
O “Radar Social” assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a Rede Social, de forma a fortalecer a capacidade de intervenção das diferentes entidades e parceiros locais.
Os destinatários do projeto são pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, em situação de risco e pobreza, exclusão ou descriminação nas suas múltiplas funções.
O projeto desenvolve-se em duas fases:
– Numa primeira fase, será realizada a atualização dos instrumentos de planeamento: Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social, Plano de Ação e mapeamento de recursos.
– Numa segunda fase, será efetuada a georreferenciação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de exclusão social.
Nesta perspetiva, através da medida “Radar Social” será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, de forma a potenciar maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado.
Para a execução do Projeto, o qual vigorará até 31 de março de 2026, foi criada uma equipa multidisciplinar (em afetação exclusiva), constituída por duas técnicas superiores de serviço social e uma técnica superior de educação social. Atualmente esta equipa encontra-se sediada na Casa Municipal da Cultura de Mêda.