Site icon Município de Mêda

Município entrega bolsas de estudo por carência económica a alunos do ensino superior

Executivo apoia a formação dos jovens do concelho

No passado dia 04 de abril, nos Paços do Concelho, teve lugar a sessão de entrega de bolsas de estudo a alunos do ensino superior, atribuídas pela Edilidade, relativas ao ano letivo 2011/2012. Na cerimónia, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Armando Carneiro, o Vereador Prof. Anselmo Sousa, o Chefe de Gabinete do Presidente e a Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Isabel Lourenço para além alguns dos alunos contemplados.

Dirigindo-se aos presentes, o Presidente da Câmara Municipal referiu ser intenção da Autarquia apoiar os estudantes do concelho carenciados na concretização do seu percurso académico, por via da atribuição de um apoio financeiro sob a forma de bolsa de estudo. Referiu ainda, que esta é uma prioridade para o Executivo, destacando a importância da formação e da qualificação dos jovens do concelho para singrar profissionalmente, no período particularmente difícil que atravessamos atualmente.

No presente ano letivo foram atribuídas 9 bolsas de estudo por carência económica, no valor total de 4500€.

A Câmara Municipal instituiu, a partir de 2010, a atribuição de Bolsas de Estudo a alunos carenciados do Município, que frequentem estabelecimentos de Ensino Superior, como forma de incentivar o empenho nas atividades escolares, estimulando a progressão nos estudos e contribuindo assim para o desenvolvimento do Concelho de Mêda.

As medidas presentes no Orçamento do Estado para 2012 trarão às autarquias drásticos cortes e consequentes dificuldades. No entanto e apesar disso, o Município faz questão de continuar, dentro das suas capacidade e limites, a apoiar toda a população, o que inclui a juventude e a sua educação, esperando atenuar as dificuldades e necessidades dos jovens alunos e famílias carenciadas residentes no concelho.

Para terminar o Vereador Anselmo Sousa também proferiu algumas palavras de incentivo aos jovens universitários medenses, encorajando-os a não “baixarem os braços”, pois acredita que as gerações mais jovens têm um papel muito importante para ultrapassar esta fase de conjuntura que se faz sentir no país.