Educação e Juventude

As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) são uma resposta social que visa dar uma solução lúdica e educativa às necessidades dos encarregados de educação, ao nível da conciliação entre a vida pessoal e profissional.

Têm como objetivo oferecer às crianças pausas letivas pedagogicamente ricas, promovendo atividades lúdicas e criativas, proporcionando momentos de APRENDIZAGEM E DIVERSÃO. Desta forma, pretende-se contribuir para que as crianças sejam proactivas, tendo em vista a sua integração equilibrada na vida em sociedade, preparando-as para uma escolaridade bem sucedida, despertando-lhes o gosto pela escola como local de múltiplas aprendizagens.

O Município de Mêda assegura GRATUITAMENTE, o apoio às famílias, no âmbito da Educação Pré-escolar, através dos seguintes serviços:

• Fornecimento de almoço e lanche
  • Atividades lúdicas pós-almoço
  • Prolongamento de horário

É OFERECIDO às crianças matriculadas no jardim de infância um kit que contém um bibe e um chapéu, promovendo a igualdade entre as crianças e despertando nelas o sentimento de pertença a um grupo.

Férias Pedagógicas (atividades nas interrupções letivas)

As Férias Pedagógicas são atividades desenvolvidas nos períodos de interrupção letiva (carnaval, páscoa, verão e natal), encerrando apenas na última quinzena do mês de agosto. Trata-se de um programa de ocupação de tempos livres com atividades diversificadas de carácter educativo, desportivo, lúdico e cultural. Estas atividades têm o intuito de proporcionar às crianças o desenvolvimento das suas habilidades físicas, sociais, emocionais.

Estes serviços são assegurados por Técnicas Municipais de Educação e destinam-se a todas as crianças que frequentam o Jardim de Infância da Mêda.

As AEC pretendem cumprir o duplo objetivo de garantir a TODAS as crianças do 1º CEB de Mêda, no próprio espaço escolar, de forma GRATUITA, o envolvimento num conjunto de aprendizagens enriquecedoras que lhes ofereçam maior SATISFAÇÃO, através de ofertas diversificadas garantindo momentos LÚDICOS, DESPORTIVOS E CULTURAIS dando, ao mesmo tempo, resposta às necessidades das famílias locais no período pós-letivo.

Tendo como principal linha orientadora a componente lúdica, as AEC são também encaradas como estratégia de promoção do SUCESSO ESCOLAR, fazendo com que o tempo seja também PEDAGOGICAMENTE RICO – “aprender brincando”. Desta forma, pretende-se criar maior igualdade entre todos no despertar de práticas que, de outra forma, não estariam ao alcance de muitas crianças.

Estas atividades têm como objetivos principais desenvolver um conjunto de competências através de aprendizagens ativas e criativas que contribuam para a consolidação de uma cultura de empreendedorismo e que se traduza na criação de uma atitude diferente das crianças face a alguns desafios, nomeadamente nos campos da AUTONOMIA, INICIATIVA, RISCO, INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE, TRABALHO EM EQUIPA, RESPONSABILIDADE E SENTIDO CÍVICO, inspirando para um crescente autoconhecimento, desenvolvimento psicomotor e desenvolvimento integral da criança na construção da sua personalidade.

AEC DINAMIZADAS – ANO LETIVO 2023/2024:

• Atividade desportiva (em todas as turmas do 1.º CEB)
  • Inglês (1º e 2º Ano)
  • Sala de Estudo + (em todas as turmas do 1.º CEB)
  • Oficina do Ambiente (3 e 4º Ano)
  • Oficina de Informática (em todas as turmas do 1.º CEB)
  • Oficina de Jogos (em todas as turmas do 1.º CEB)

O presente Regimento de Funcionamento explicita a estrutura organizacional que decorre das Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo (AEC), Atividades de Enriquecimento Educativo (AEE) e Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) da Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Mêda, no ano letivo 2023/2024.

Consulte o documento [PDF]